The Humanzee - O "humano-macaco"


Todos nós já aprendemos sobre a teoria da evolução, e sobre como nós evoluímos dos macacos. Com o passar do tempo, também descobrimos que a sequência de DNA dos chimpanzés é 95% compatível com a dos humanos, e o código genético 99%. E foi a partir dessa afirmação, que nossos amigos cientistas começaram a especular sobre uma possibilidade um tanto doentia: a de se criar um "Humanzee", um híbrido humano-macaco.
Em 1977, o pesquisador J. Michael Bedford, descobriu que os espermatozóides humanos podiam penetrar a membrana exterior protetora de um ovo de gibão. Bedford porém, afirmou que o mesmo não acontecia com primatas não-hominídeos (babuínos, o macaco rhesus, e macaco de esquilo), concluindo que, embora a especificidade dos espermatozóides humanos não se limitava apenas ao homem, provavelmente era restrito apenas à Hominídeos. Nenhum caso de um híbrido foi confirmado, no entanto, existiram muitos relatos e boatos ao longo da história, em torno da existência de humanzees.
O mais debatido destes relatos foi o do chimpanzé Oliver. Oliver era uma estrela sideshow na década de 70, e seu sucesso se dava pelo fato dele ser muito diferente de outros chimpanzés. Ele normalmente não gostava de estar na mesma área geral de outros macacos, preferindo a companhia dos seres humanos. Oliver também possuía características físicas muito peculiares: um rosto mais liso do que o seus companheiros chimpanzés, com menos pelos, um pequeno queixo, um crânio menor e mais arredondado, e orelhas pontudas. Ele também teria tido um cheiro incomum, que é diferente de ambos os chimpanzés e humanos. Porém, a caracteristica que mais intrigava os cientistas, era que Oliver caminhava ereto, ele quase nunca andava sobre os nós dos dedos como outros chimpanzés.
Muitos relatórios indicaram que Oliver preferia as fêmeas humanas às chimpanzés. Quando este completou 16 anos, esse comportamento se tornou perigoso. Oliver, durante seu treinamento com Janet Berger, esposa de Frank Berger, dono de Oliver, tentou repentinas vezes montar por sobre ela, para acasalar. O ocorrido fez com que Frank vendesse Oliver, com medo de que ele machucasse sua esposa.
Em 1996, geneticistas examinaram os cromossomos de Oliver, a procura de algo que pudesse provar que ele era, de fato, o humanzee. Porém, o teste revelou que Oliver tinha quarenta e oito cromossomos, semelhante aos outros chimpanzés. Sendo assim, sua aparência foi julgada como uma deformidade genética.
Os cientistas não irão realizar mais testes sobre a hipótese de que Oliver poderia ser uma espécie desconhecida de chimpanzé. Oliver ainda está vivo, vivendo sobre os cuidados da instalação Primarily Primates, no estado do Texas.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo