Blackout SOPA Brasil


Como vocês já estão sabendo, hoje é o dia em que a Internet servirá de palco para o maior protesto da história. Os gigantes da web se mobilizarão retirando seus sites do ar por 12 horas, resultando em um estrondoso "NÃO!". Este protesto é contra a nova lei anti-pirataria, chamada Stop Online Piracy Act, que vai abrir portas para que a censura role solta na internet.
A lei determina que todo site que possua qualquer tipo de conteúdo ilegal (vídeos, imagens, músicas) deverá ser bloqueado sem aviso prévio, por meio de bloqueio do DNS, e como o Estados Unidos hospeda o controle de domínios que são utilizados em diversos países (Como .com, .net ou .org), qualquer site do mundo estará sob jurisdição americana. Isso trará um profundo impacto sobre a liberdade de expressão na Internet.
Empresas como o Google, Facebook, Twitter e Wikipédia, são as principais ferramentas para o fluxo de informação na web; com elas nada fica escondido. Mas de acordo com o que diz o SOPA, elas deverão filtrar todo o conteúdo gerado por seus usuários, a procura de ilegalidades. Acontece que isso pode, e vai ser usado com propósitos sombrios.
No mundo virtual, a informação corre mais rápido do que em qualquer outro meio de comunicação, o que é muito importante durante protestos, como os que ocorreram no Oriente Médio, no ano passado. Porém, caso a lei seja aprovada (A votação será feita no dia 24),  governos corruptos como os da China e Irã, terão uma ferramenta muito mais eficiente para inibir a comunicação entre ativistas, dificultando a circulação de conteúdo.
Lembrem-se de que estamos falando de QUALQUER conteúdo ilegal, sem importar o "tamanho", por exemplo: Só por ter algum link para download nos comentários do seu blog, ele já estará sujeito a ser retirado do ar. Nesse ritmo, o governo pode fazer de tudo.
Novamente pedimos: Não fique parado! Use as redes sociais para disseminar a ação; chame seus amigos pra luta e faça as pessoas entenderem o tamanho do problema. Assine a petição global contra a lei, que já tem mais de 1.250.000 assinaturas, e que servirá para barrar o congresso no dia da votação. Isso afetará a todos nós, portanto faça o máximo que puder para evitar este abuso. Somente juntos poderemos ser ouvidos.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo