Quem realmente descobriu o Brasil?


Desde que éramos crianças a gente escuta que “Pedro Álvares de Cabral descobriu o Brasil", mas você nunca parou pra pensar se isso era realmente verdade?
Resumindo, a história é mais ou menos assim: “Cabral estava contornando a África para chegar à Índia, quando chegou ao cabo da Boa Esperança foi pego de surpresa por uma tormenta que o levou até as terras do que hoje se denomina Brasil “. Até ai beleza, ele se perdeu e, por dádiva de Deus, encontrou uma das terras mais férteis que esse mundo já viu. Porém, além do momento de 'sorte' de Cabral, algumas histórias de antes da expedição partir de Portugal são as que realmente intrigam os historiadores.
Já em 1325 circulavam em Portugal lendas e mapas sobre uma terra assinalada como Hy-Brazil, situada além-mar. Portugal estava em uma disputa vigorosa com a Espanha por novas terras, e assim os portugueses começaram a realizar expedições sigilosas, denominadas de "arcanos". Assim, há relatos de que João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira teriam estado na costa do Brasil, respectivamente em 1493 e 1498. Se você juntar as informações que temos até agora, poderá então, contestar o motivo pelo qual Pedro Álvares Cabral fez o desvio que resultou na descoberta do Brasil.
Outra teoria é de que a Armada de Vasco da Gama teria achado um caminho segura às Índias, antes de Cabral, e que este, teria sido orientado a fazer o desvio antes de sua frota partir de Portugal. Cabral e Gama teriam conversado antes da viagem do primeiro e, na conversa, Cabral teria sido orientado a fazer a volta do mar, um grande arco rumo ao Oeste, a fim de aproveitar melhor as correntes do Atlântico, e fugir da corrente ascendente do Golfo da Guiné.  Essa teoria reforça a idéia de que Portugal já sabia da localização das terras brasileiras, já que Vasco da Gama provavelmente teria tido indícios de terra naquela direção, assim como Cabral.
Até aqui você já tem assunto suficiente pra discutir com seu professor da faculdade e com seus amigos nerds no bar da esquina. Mas não vamos nos ater somente nos portugueses, pois a nossa querida terra amada pode ter sido visitada por povos muito mais antigos.


Fenícios
Uma antiga lenda diz que os primeiros a buscar o nosso continente foram os fenícios, que eram grandes navegadores na antiguidade. Na obra Bibliotheca Historica, escrita no século 1a.C., se fala sobre um capitão fenício que atravessou o “Oceano Ocidental” por volta do ano 500 a.C. e chegou a uma vasta terra de clima agradável e solo fértil.



Celtas
No início da idade média existiam rumores de terras à Oeste que eram consideradas o paraíso na Terra, a imagem do Éden descrito na Bíblia, que os Celtas davam o nome de Hy Brazil (Como descrito acima pelos rumores em Portugal). Ninguém sabe ao certo da origem da palavra celta Brazil, alguns historiadores acreditam que venha da palavra barzil, que significa “ferro” ou da palavra bress, que significa raiz. A lenda conta de um religioso Celta que no ano de 556 vai em busca do paraíso na terra em um currach, pequeno basco de madeira, que acabou encontrando a fabulosa terra de Hy Brazil, “cheia de bosques e grandes rios recheados de peixes”. Não foram achadas nenhuma evidência de que os Celtas estiveram realmente aqui, contudo, nenhuma teoria pode ser descartada.



Chineses
No ano de 2001 foi descoberto na China um mapa datado de 1763 com uma inscrição a baixo “O Cartógrafo Mo Yi Tong copiou este mapa a partir de um original de 1418”, e nele podemos ver de detalhes todos os continentes, inclusive a Oceania e o continente Americano.
No Século 15, o grande imperador da dinastia Ming, Zhong Di, construiu uma frota de 300 navios, todos com 150 metros de comprimento, os chamados Ba Chuan. Essa armada fez varias viagens pelo oceano Índico, dentre elas a mais conhecida partiu de Nanquim em 3 de Março de 1421 sob o comando de Zheng He. Em 2002 Gavin Menzies lança uma teoria em seu livro “1421”, de que Zheng contornou o Cabo da Boa Esperança e continuou chegando assim no Novo Mundo. Desse modo pode-se explicar alguns furos históricos como, por exemplo, o Planisfério de Fra Mauro, desenhado por um monge Italiano em 1459. Nele aparece a localização exata do cabo da Boa Esperança mais de 30 anos antes de seu descobrimento oficial por Bartolomeu Dias. Menzies acredita que esse monge copiou um mapa Chinês da época.



Romanos
Em 1976, um mergulhador anônimo encontrou em águas próxima a Pedra do Xaréu, Ilha do Governador, no estado do Rio de Janeiro, fragmentos do que seria um vaso de cerâmica e duas ânforas intactas. A pesquisadora americana Elisabeth Will, afirmou que os artefatos possuíam características romanas, e que poderiam ser do século III a.C..
Em 1982, o pesquisador e escritor americano Robert Marx, resolveu por conta própria fazer novas explorações na região onde encontrou o casco de uma embarcação romana provavelmente do século III. A partir desse momento, Marx e o governo brasileiro, entraram em conflito, o que casultou na expulsão de Marx do Brasil. No final, as ânforas desapareceram 'misteriosamente'.

De qualquer jeito, uma coisa é certa: independentemente de quem pisou nessas terras primeiro, foi Portugal quem as tomou pra si. Derrepente a ganáncia e falta de caráter dos nossos políticos são heranças dos nossos antepassados portugueses. Na verdade, eu acho até que essa confusão dá um charme a mais na nossa história rsrs. O fato é que eu amo meu Brasil, e não me importa quem foi o primeiro ou segundo a estar aqui, nós somos uma nação independente, e vamos sempre nos orgulhar da nossa pátria amada.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

5 comentários:

rafael disse...

será q tudo isso é verdade msm,então os historiadores estavam errados,nos livros de história só diz q brasil foi descoberto por cabral,e foram levadas ouros e o pau-brasil nome q originou o país....

Thiago B disse...

O homem já nos tempos de macaco andava por tudo, imagina só com uns barcos a vela onde não dava pra ir!
Era só enfrentar os monstros do mar e o abismo no final da agua.

Vlw man

Moisés Simões Moreira disse...

Meu caro, vai ler um bom livro de História. Te recomendo um, escrito por Charles Boxer, um historiador britânico chamado "O Império Ultramarino Português" e, por favor: ROMANOS, CELTAS E FENÍCIOS JAMAIS VIERAM AO BRASIL! Quanto aos Chineses, se especula que els tenham tido contato com mapas cartográficos Japoneses que datam do século XIV.

Ah! A propósito: sou professor de História, ok.

Lemos Britto disse...

Nossa parei de ler no Hy-Brazil..???????
td mundo sabe a origem da palavra Brazil né?

Bomba disse...

Acho relativo, esse negócio de descoberta. O que seria exatamente quem descobriu o Brasil? Uma civilização colonizadora? Que matam nativos, lhe tiram a terra e ainda os tornam escravos?
Pra mim isso é um absurdo. Talvez isso seja útil aos europeus, que de fato, "descobriram" um enorme pedaço de terra, ainda não existente em "seus" mapas cartográficos, do contrário, Brasil está ai desde a formação da terra, e temos pinturas rupestres que datam até 50 mil anos, muito antes da existência de qualquer sociedade estruturada e organizada. Apesar de ter familia nativa da itália, e saber que acabo me tornando um europeu nascido no Brasil, acho esse negócio de descoberta paia.

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo