D-Dalus - O futuro da aviação


Foi apresentado no Paris Air Show, um modelo de aeronave que possui um sistema de propulsão diferente de qualquer outro existente. A empresa responsável pelo projeto, a austríaca, IAT21A, acredita que este tipo de aeronave pode pode vir a sobstituir os helicópteros no futuro.
A aeronave, batizada de D-Dalus (em referência ao Deus da Mitologia Grega Dédalo, ou Daedalus), não possui asas e nem um rotor, utilizando como propulsão turbinas cilíndricas contra-rotantes ligadas mecanicamente.


Olhando para o protótipo você deve estar pensando: "WTF?", mas se acalme, estes dois cilindros pretos que você vê na foto acima, na verdade, são as turbinas da aeronave. Dentro destes cilindros existem lâminas com ângulos ajustáveis. Estas lâminas permanecem em constante rotação, e são capazes de atingir uma velocidades de até 2.200 rpm. Este sim, é o ponto-chave, pois a combinação da velocidade e o ajuste de ângulo das lâminas na turbina, é o que possibilita esse imenso poder de movimentação da aeronave.
Os militares, é claro, já se interessaram pelo D-Dalus, pois este foi especialmente desenvolvido para aterrissagem em veículos em movimento, como porta-aviões.
Agora, se você já assistiu ao Exterminador do Futuro, você deve estar pensando somente uma coisa neste momento:




Uma galeria de imagens da aeronave está disponível no site Gizmag, é só clicar no link e conferir.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo