Os Sete Problemas do Milênio


A Humanidade é movida pelas perguntas, e por maior que seja o nosso conhecimento, ainda existem problemas de tamanha complexidade que nós não conseguimos desvendar. A origem do universo e da vida, por exemplo, é algo que atormenta nossos pensamentos há milênios. Teorias como a do Big Bang, da evolução, e mais recentemente, a Teoria das Cordas, são outros belos exemplos que nos mostram o quanto ainda temos que aprender. Vários são os problemas matemáticos que persistem sem solução, mas destes, sete são considerados os problemas do milênio.
O Clay Mathematics Institute (CMI), de Cambridge, Massachusetts, dedicado ao crescimento e disseminação do conhecimento matemático, divulgou uma lista de 7 problemas matemáticos de extrema importância, que resistem há muitos anos às tentativas de solução. Eles foram escolhidos por especialistas, e também foi de grande influência, a lista de problemas propostos por David Hilbert, em 8 de Agosto de 1900, no Segundo Congresso Internacional de Matemáticos (Clique aqui e veja a lista na Wikipédia). Dentre os problemas apresentados por Hilbert, a chamada Hipótese de Riemann, é considerada o mais importante problema aberto da Matemática Pura.
A CMI constituiu um fundo de 7 milhões de dólares destinados a quem solucionar os Problemas do Milénio, correspondendo 1 milhão de dólares para cada um dos problemas (Para saber as regras completas clique aqui).
A seguir, a lista com uma breve explicação de cada um dos problemas. Quem quiser saber mais, irei colocar no final do artigo alguns links com textos contendo explicações detalhadas sobre cada um deles.

P versus NP (1971)
Proposto por Stephen Cook em 1971, é considerado um problema crucial no campo da Lógica e da Ciência da Computação. O problema pergunta se a classe de algoritmos do tipo P é igual à classe dos algoritmos do tipo NP.

A Conjectura de Hodge (1950)
A Conjectura de Hodge afirma que as variedades projetivas algébricas são combinações lineares racionais de ciclos algébricos.

A Conjectura de Poincaré (1904)
Estabelecida pelo matemático francês Henri Poincaré há quase 100 anos, afirma que a esfera de dimensão três é essencialmente caracterizada pela sua propriedade de ser simplesmente conexa. Este é o único dos sete problemas que foi resolvido. Em 2003, o matemático russo, Grigory Perelman, anunciou uma solução positiva para o problema, e surpreendentemente, recusou o prêmio de 1 milhão de dólares.

A Hipótese de Riemann (1859)
Considerado hoje o mais importante problema da Matemática Pura, afirma que os zeros da Função Zeta de Riemann no plano complexo que têm parte real entre 0 e 1 estão sobre a reta Re(z)=1/2.

Existência de solução da equação de Yang-Mills  (1950)
A equação de Yang-Mills estabelece relações entre propriedades físicas das partículas elementares e propriedades matemáticas de certos objetos geométricos. O problema consiste em descobrir soluções desta equação que expliquem certos fenômenos físicos.

Existência de solução das equações de Navier-Stokes e regularidade (c. 1830)
Matemáticos e físicos acreditam que uma compreensão profunda das equações de Navier-Stokes permitam descrever e prever fenômenos da dinâmica de fluidos, com aplicações à aerodinâmica e à meteorologia, dentre outras.

A Conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer (1965)
Relaciona o comportamento da Função Zeta de Riemann com o número de soluções de certos tipos de equações diofantinas.


Site da CMI com um texto em inglês sobre os problemas: Link

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Link

Estudos aprofundados sobre cada problema:
P versus NP: Link

A Conjectura de Hodge: Link

A Conjectura de Poincaré: Link

A Hipótese de Riemann: Link

Equação de Yang-Mills: Link

Equações de Navier-Stokes: Link

Livro "Os Problemas do Milênio" à venda no Submarino e na Livraria Saraiva: AQUI e AQUI
Digg it StumbleUpon del.icio.us

8 comentários:

Anônimo disse...

vixi manolo, tenso demais isso

Anônimo disse...

eles que se fodam, to nem ai

Anônimo disse...

eles que se fodam, mas vc se amarra em usar seu computador, smartphone e afins... coisa que só foi possível graças a matématica.

Anônimo disse...

42 é a resposta para todas

Anônimo disse...

poincare ja foi no ano passado ou retrasado se n me engano

Anônimo disse...

Vou anotar todos e a medida que for resolvendo, posto aqui.

Ricardo Estevam disse...

Recentemente estive trabalhando em alguns destes problemas.
Cara... é difícil viu?
Mas continuo tentando, quem sabe, um dia, outro nerd encontre em meio às minhas anotações, algo que eu possa ter deixado passar despercebido. Acontece muito em matemática.
Obrigado Alane, por sempre me incentivar; você é a Root do meu <3

Anônimo disse...

eu vou desvendar pelo menos um em nome de JESUS

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo