A real história de Garfield


Garfield é o resultado do delírio de seu criador. Tudo sobre ele é uma mentira. Foi criado por Jim Davis como um ato insano de enterrar a culpa do assassinato que ele havia cometido. Durante anos, Davis foi lentamente perdendo o controle sobre a realidade e colocando sua crise existencial diariamente nas tirinhas. E as pessoas compram essa mentira, dia após dia. Mas calma, deixe-me explicar.


Desde a década de 80, Garfield tem feito um imenso sucesso com o público em geral, mas com o passar do tempo as coisas foram ficando cada vez mais estranhas. Tudo começou quando Lyman, um personagem que estava na faixa desde o lançamento, desapareceu misteriosamente da série. Após seu desaparecimento, a tira começou a delegar mais e mais em irrealismo. O gato titular começou a andar sobre duas patas, agir mais como um homem, e interagir com Jon em uma forma mais casual. Este parecia ser mais um clichê humorístico inofensivo, visto em tiras anteriores, mas não era bem assim.
No final dos anos 80, uma tira perturbadora para as crianças que a leram, mostrou claramente a insanidade de Jim Davis. Nela, Garfield acorda em uma realidade alternativa, Jon está desaparecido, Odie está provavelmente morto, e a casa em que vive, abandonada. Ele lentamente começa a morrer de fome, perdido em meio ao desespero. A fim de escapar, Garfield usa o poder da "negação" para chamar de volta seus velhos amigos. Ele cria uma ilusão reconfortante, onde todos estão vivos e felizes.

Jim Davis é Garfield

No início dos anos 80, um amigo com quem perdeu contato havia alguns anos, decidiu ir visitá-lo em uma noite em que estava de volta à cidade, de viagem. Mas o que era para ser uma reunião entre velhos companheiros, com cervejas e histórias, se transformou em um caso sangrento de terror. Jim foi perdendo o controle a medida em que seu amigo relembrava momentos da infância... Memórias de abuso, de violência... Isso foi demais para Davis. Ele se "desligou", começou a bater repentinamente no crânio de seu amigo com uma garrafa de cerveja. No final, tudo era apenas uma sopa de sangue e cérebro. Seu cão começou a latir e rosnar para Jim. Ele o silenciou, jogando o cachorro contra a parede e chutando-o com toda sua força. O cão sobreviveu, mas o trauma resultou em uma lesão cerebral que o deixou demente. O único que restou foi seu gato, que assistiu a tudo sem se mexer. Davis já estava perdendo a sanidade, e começou a tratar o seu gato como uma pessoa, falando com ele, deixando-o comer à mesa...
Algum tempo depois, um ponto extremo foi atingido. Seu cão fugiu durante uma noite, e seu gato havia morrido. Davis estava sozinho, e completamente louco... Foi então que, em uma tentativa de apagar aquela dor, ele criou seu novo mundo: Garfield. Vivendo uma mentira, pois a verdade era insuportável. Ele foi logo descoberto pelo assassinato. Julgado mentalmente incapaz, foi lançado a uma instituição, de onde escreve as tiras, dando entrevistas ocasionais, que o mantém em seu mundo feliz de ilusão.
Para ele, seu amigo simplesmente voltou para casa. Seu gato está vivo, e seu cão está bem, pulando e brincando. Jim Davis irá viver o resto de seus dias perdido em sua própria cabeça, vivendo uma mentira, até seu último suspiro. Toda aquela mentira vem sendo contada para o bem de Davis, e do que restou de sua mente, mas agora você sabe a verdade. Só mais uma coisa: Se eles conseguiram mentir sobre isso por todo esse tempo, o que mais não é verdade? Pense sobre isso.

Veja abaixo o quadrinho a qual o texto se refere no segundo parágrafo:

Digg it StumbleUpon del.icio.us

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso faz muito sentido.

Anônimo disse...

Eu não entendi

Anônimo disse...

Meio vago, não muito assustador, mas gostei bastante da ideia :D Valeu!

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo