Os "Áses" do Modernismo


Hoje nós temos um post curto sobre literatura brasileira, da minha convidada, Julia Yembo. Ela é criadora do blog Urgência Escrita, e hoje vai falar um pouquinho sobre o movimento modernista, que mudou drasticamente o cenário na arte brasileira.
O modernismo teve início em 1922, após a Semana de Arte Moderna, em fevereiro. O público conservador achou isso o fim, já que era ritual a burguesia estudar na Europa, para reviver a arte européia no Brasil. Mas certos burgueses (Que não se consideravam realmente burgueses), cansados disso, decidiram se rebelar e virarem os Modernistas. Entre esses, os principais são:

Mário de Andrade (pai do Modernismo)

"Ora sabereis que sua riqueza de expressão intelectual é tão prodigiosa, que falam numa língua e escrevem noutra" - Macunaíma

Oswald de Andrade

"Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro."

Tarsila do Amaral


Anita Malfatti

Victor Brecheret

Manuel Bandeira

"Andorinha, andorinha lá fora esta cantando:
-Passei o dia a-toa, a-toa.
Andorinha minha canção é mais triste:
-Passei a vida a-toa, a-toa."

Após se apresentarem no Teatro Municipal e serem muito vaiados, Monteiro Lobato viu com outros olhos o Modernismo e fez uma crítica construtiva (leia isso como elogio) que fez com que o movimento ganhasse fama, o que significou um enorme passo para a arte brasileira.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo