Hollywood, base secreta americana


Quem vê Hollywood hoje, com a reputação manchada por filmes de qualidade equivalente à do Funk carioca, não imagina o quanto ela foi importante para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Não, eu não estou falando somente dos comícios e filmes que influenciavam os jovens a seguirem a carreira militar, falo sobre o desempenho exercido pelos grandes estúdios Hollywoodianos no disfarce de uma base secreta americana durante a guerra contra Hitler & Cia.
A coisa toda começou quando o coronel John F Ohmer, líder em tecnologia de camuflagem, sugeriu que os EUA criassem uma capa de proteção em uma base aérea importante, fora de Pearl Harbor. Seus oficiais superiores ignoraram sua idéia, mas quando os japoneses atacaram, em 07 de dezembro de 1941, o seu conceito de camuflagem, de repente, parecia realmente uma ótima ideia.


O plano era ótimo, mas o exército não possuía os talentos e recursos necessários para o cumprimento da tarefa. Foi aí que o Tio Sam ganhou a ajuda dos estúdios de Hollywood, incluindo Metro-Goldwyn-Mayer, Disney Studios, 20th Century Fox, Paramount e Universal Pictures, que foram responsáveis por toda a realização do projeto, desde o planejamento às construções.


Designers, pintores, diretores de arte, paisagistas, animadores, carpinteiros e peritos de iluminação trabalharam incessantemente, para criar, não sets de filmagem, mas cidades imaginárias gigantescas em cima das instalações militares. Subúrbios inteiros foram pintados sobre uma tela gigantesca, onde foram fixados carros de borracha e árvores de penas, para proporcionar uma aparência mais realista. Alguns dutos de ventilação que ficavam para fora da tela eram disfarçados como hidrantes. E claro, um subúrbio de verdade nunca ficaria parado o tempo todo, por isso trabalhadores subiam ao longo de vigas de apoio e moviam os carros, subindo e descendo as ruas imaginárias. Isso era feito em horários alternados, para aumentar o realismo.


Se essas instalações fossem construídas em qualquer outro lugar além do sul da Califórnia, eles não apenas sofreriam sem a habilidade das equipes de Hollywood, mas também por causa do clima. O Sul da Califórnia é conhecido pelo seu clima moderado, livre de neve e chuva pesada, que com certeza destruiriam o projeto.


Felizmente o Japão já estava fraco demais para lançar um ataque contra o continente americano na época em que o projeto foi concluído, em outubro de 1942, diminuindo a importância das instalações durante a guerra. Mesmo assim, essa é uma parte incrível da história militar americana, que mostra a força e a inteligência que aqueles homens possuíam, principalmente na hora de proteger sua nação.



Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo