A parte obscura do Natal


Enquanto no resto do mundo as pessoas estão comemorando o nascimento do menino Jesus, e esperando o Bom Velhinho descer pela chaminé com presentes em sua sacola, na Europa elas comemoram o mês de Dezembro de um jeito... diferente.
Em diversos países europeus, mas principalmente na Áustria, existem lendas sobre uma criatura demoníaca, de chifres, pele de carneiro e língua monstruosa, chamada Krampus, que no mês de dezembro sai as ruas e pune as crianças ruins, batendo nelas com correntes enferrujadas, antes de levá-las em sua sacola para o lugar de fogo, onde irão queimar por sua desobediência.
Ele é dito como assistente, ou irmão de São Nicolau, em algumas culturas, que tem a função oposta a dele, ou seja, enquanto Papai Noel dá presentes às crianças boazinhas, Krampus puni as malvadas.
Existem regiões onde é tradição que nas duas primeiras semanas de dezembro os jovens se vistam como Krampus, e saiam pelas ruas a noite, assustando mulheres e crianças. Também existem festas que comemoram esta tradição, chamadas Krampuslauf. Elas são muito famosas na Áustria, Itália do Norte e Bavária, sendo também comemoradas em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos. O vídeo abaixo mostra uma dessas festas. Confira:


Uma curiosidade sobre esta tradição na Europa, é que faz parte da brincadeira presentear os amigos com cartões, parecidos com os de Natal, mas com imagens assustadoras, e a frase "Cumprimentos de Krampus". É normal dar estes cartões a crianças, assim como levá-las as festas, como visto no vídeo.
Sendo um amante do Terror (E do Halloween), eu iria adorar que essa tradição chegasse ao Brasil, mas acho meio difícil. Bem, fiquem com alguns cartões de Krampus, pra que não se perca o costume, e a todos um feliz Natal... ou não.















Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Nerd Enterprise
▲ Topo